quarta-feira, 13 de junho de 2007

Mercado da moda... mercado assassino? 23/11/06





Deixei a data que escrevi sobre as belas feras, pra lembrar que muitas garotas morreram devido à anorexia, que fez-se um "rebu" na mídia, mas que muitos esqueletos continuam em cima das passarelas e nas câmeras de inúmeros fotógrafos.


Hoje tem início o São PAulo Fashion Week 2007; com vocês, as Belas Esqueléticas. Em homenagem a todas as vitimas da Anorexia. Aos belos rostos que hoje, desfilam, quem sabe, no chamado Céu, longe de suas famílias.

Que mistério há por detrás deste fabuloso mundo de esqueletos andantes? O que passa na cabeça de um agente de moda ao chamar uma garota de 1,72 com aproximadamente 50 kg , de obesa? Segundo o dicionário Aurélio, uma pessoa obesa é: [Do lat. obesu.] Adj. 1.Excessivamente gordo, e de ventre proeminente. 2. Muito gordo.
Qual é o ponto crucial, a célula mãe disso tudo? Ninguém ainda deu uma resposta.
Facilita para um estilista costurar um pedaço de pano tamanho 34, no lugar de um 38? É mais rápido confeccionar por ter menos tecido? O que vale é o pano, é a criação, é isso?
Pois alegarmos belezas a esses esqueletos que andam na passarela é estranho: um monte de ossos cobertos por uma camada de leve película; assim parecem essas pobres meninas, esses seres humanos que passam de belas para assustadoras, chegando à uma imagem triste.
As revistas contestaram, agências de modelo se reuniram para tomar uma atitude, mas sabemos que nada – ou pouco- será feito, pois o capital envolvido nesses seres esqueléticos é imenso para a indústria.
Não acredito que isso pare; parece que a mente obcecada de estilistas e agentes continuará sobre esses seres humanos, que mais parecem manequins de vitrine.
Em homenagem às belas garotas que hoje não estão mais entre nós.
Jorgeli Ramos Cruz.

Nenhum comentário: